REFLEXÕES SOCIOCULTURAIS NA UTILIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA

Autores

  • Gerson Rodrigues da SILVA UFRRJ
  • Flavia CARDOZO
  • Francis DUARTE
  • Thaís de Paiva SANTOS
  • Thatiana dos Santos Nascimento IMENES UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2015.22725

Palavras-chave:

Gênero Textual, Ensino, Formação Sociocultural, Prática Docente.

Resumo

O presente artigo objetiva propor a reflexão sobre o ensino de gêneros textuais na escola. Levando-se em consideração o fato de o indivíduo submeter-se a inúmeras situações de letramento em seu cotidiano e utilizar-se da língua a todo momento, mostra-se de extrema importância o conhecimento e o domínio de variados gêneros textuais para o efetivo exercício das atividades linguísticas e, para que, consequentemente, tenha sucesso comunicativo em eventos sociais dos quais participe ou que venha a participar. Procurou-se também um modelo de ensino e aprendizagem que envolvesse a importância da construção e desconstrução do texto no trabalho com gêneros textuais e, para isso, foram analisadas apostilas e apresentadas práticas em sala de aula. Finalmente, destacou-se que a interação e o diálogo entre alunos e professores deve ser algo fundamental para o desenvolvimento de qualquer aula envolvendo gêneros textuais pautada na leitura crítica buscando o caráter sócio discursivo da linguagem.

 

Biografia do Autor

Gerson Rodrigues da SILVA, UFRRJ

Professor da UFRRJ, interessado em Linguística Cognitiva e Linguística Textual.

Downloads

Publicado

2016-06-15

Como Citar

SILVA, G. R. da, CARDOZO, F., DUARTE, F., SANTOS, T. de P., & IMENES, T. dos S. N. (2016). REFLEXÕES SOCIOCULTURAIS NA UTILIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA. Pensares Em Revista, (7). https://doi.org/10.12957/pr.2015.22725

Edição

Seção

Artigos