LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERFACES COM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE PROFESSORES

Autores

  • Ivanda Maria Martins SILVA UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2015.16523

Palavras-chave:

Letramento Digital, Educação a Distância, Leitura, Escrita.

Resumo

Na educação a distância, os processos de ensino-aprendizagem são mediados pelas tecnologias da informação e comunicação, requerendo amplo domínio das ferramentas tecnológicas por parte de discentes e docentes. Surge a noção do letramento digital como certo estado que adquirem os que se apropriam da nova tecnologia digital e exercem práticas de leitura e escrita mediadas eletronicamente (SOARES, 2002). O letramento digital implica tanto a apropriação de uma tecnologia, quanto o exercício efetivo das práticas de leitura e escrita no meio digital (COSCARELLI, 2005). A superabundância de informações, os e-gêneros (MARCUSCHI, 2004), bem como a interatividade dos ambientes virtuais precisam ser considerados na motivação para o aprimoramento das práticas de leitura e escrita. Pretende-se discutir o letramento digital, tendo em vista as práticas de leitura e escrita de licenciandos em Letras da UAB/UFRPE. O público-alvo da pesquisa é formado por professores/cursistas que atuavam na educação básica, 62% tinham entre 30 e 48 anos, com vasta experiência profissional. A pesquisa revela caráter qualitativo, privilegiando-se as experiências e concepções dos professores que realizaram as atividades para a disciplina Práticas de Leitura e Produção Textual. A elaboração de jornais virtuais com temáticas variadas revelou-se como atividade importante na motivação das atividades de leitura e escrita em novos suportes tecnológicos. Percebeu-se a condição dos professores como “imigrantes digitais” (PRENSKY, 2001), os quais precisam conquistar maior autonomia na manipulação de ferramentas tecnológicas para as atividades de leitura e escrita nos ambientes virtuais de aprendizagem.

Palavras-chave: Letramento Digital, Educação a Distância, Leitura, Escrita.

Biografia do Autor

Ivanda Maria Martins SILVA, UFRPE

Professora Doutora em Letras (UFPE)

Docente Adjunto- UFRPE

Coordenadora do Curso de Letras EAD UFRPE

Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia

Docente no Progrma de Pós-Graduação PPGTEG UFRPE

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Publicado

2015-09-01

Como Citar

SILVA, I. M. M. (2015). LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERFACES COM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE PROFESSORES. Pensares Em Revista, (6). https://doi.org/10.12957/pr.2015.16523

Edição

Seção

Artigos