RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEQUÊNCIA BÁSICA DE LEITURA PARA AMPLIAR A RELAÇÃO DO TEXTO COM O LEITOR

Autores

  • José Carlos Biella Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Professor adjunto do Ileel-UFU (MG). Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/0293852928162135
  • Conceição Maria Alves de Araújo Guisardi Universidade Federal de Uberlândia
  • Caroline Costa Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Francisca Borges Barbosa Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2014.16224

Resumo

Resumo: Opresente artigo tem como objetivos encorajar os alunos a experimentar leiturassensíveis, ampliar a receptividade dos alunos-leitores, contribuir para que osalunos vivenciem as sensações e emoções que os abrigam durante a leitura,conduzir os alunos à lógica associativa (intertextualidade e interleitura),desenvolver no aluno as habilidades necessárias à competência leitora. Sabendoda necessidade de criar oportunidades para que nossos alunos possam desenvolvera imaginação criadora, a atenção, compreender as relações espaciais, aexpressão e, sabendo, ainda, de que imaginar e fantasiar são habilidades quedevem ser alimentadas na infância e na adolescência, motivamo-nos a planejaruma sequência didática básica (Cosson, 2012) de leitura a fim de aproximar oleitor do texto.  Nosso estudo estápautado em Cosson (2012), mormente, que afirma que é tarefa do professor partirdaquilo que o aluno já conhece para aquilo que ele desconhece, levando o alunoao crescimento como leitor. Escolhemos as obras Alice no País das Maravilhas e ABolsa amarela, para trabalharmos o texto literário. Exploramos o conteúdodas obras e sua aproximação com a realidade de vida do público alvo, alunos do7º(sétimo) ano do Ensino Fundamental, no que se refere aos conflitos eindagações dos sujeitos dessa faixa etária, na busca de identidade.Pretendemos, ainda, que eles relacionem situações das duas obras com suaprópria realidade, o que os ajudará a lidar melhor com os conflitos da vidareal. Palavras-chave: Texto literário. SequênciaBásica. Leitor. Texto.

Biografia do Autor

Conceição Maria Alves de Araújo Guisardi, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Letras -Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (1999). Graduada emPedagogia - IESGO. Curso de Inglês pelo C.C.A.A, professora da Secretaria deEducação do Distrito Federal de Língua Portuguesa desde 1999. Especialista emTerapia familiar, pela Universidade Cândido Mendes. Cursando mestrado peloPROFLETRAS- Universidade Federal de Uberlândia. Possui experiência com ensinomédio e ensino fundamental, aceleração da aprendizagem e educação integral.Participou como delegada em GT para reformulação do Currículo da EducaçãoBásica do Distrito Federal. Seu trabalho é voltado para a área de Estudo dotexto literário/ letramentos/Multiletramentos/Multimodalidade/Gêneros Discursivos/Ogênero Histórias em quadrinhos/Linguística Sistêmico - Funcional. Temexperiência em coordenação e supervisão pedagógica. Membro do Grupo dePesquisas e estudos em Análise de Discurso Crítica e Linguística SistêmicoFuncional, da UFU, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/0826370701965497

Caroline Costa Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Letras- Português pela Universidade deBrasília (UNB/2007) e graduação em Letras - Francês pela Universidade deBrasília (2006) Especialista em Português Jurídico pela faculdade Processus e mestranda pela UniversidadeFederal de Uberlândia, Seu trabalho é voltado para a aréa de Análise deDiscurso Crítica, gêneros discursivos, estudo do texto literário/letramento e ensino de língua portuguesa. Membro do Grupo dePesquisa e Estudo em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional(GPE ADC & LSF), cadastrado no Diretório dos grupos de pesquisas do CNPq. Atualmenteé Atualmente é professora da Secretaria de Estado de Educação do DistritoFederal.EndereçoLattes: http://lattes.cnpq.br/2943100270708023

Francisca Borges Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

Graduadaem Letras - Português-Inglês - pela Universidade Estadual de Goiás- UEG-(2001), especialista em Docência do Ensino de Língua e Literatura pelaUniversidade Estadual de Goiás - UEG - e mestranda na Universidade Federal deUberlândia- UFU- PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras. Possuiexperiência no ensino superior, nos cursos de Letras e Direito. Atualmente,docente pela Secretaria Estadual de Educação de Goiás com experiência em ensinomédio e ensino fundamental, e educação de jovens e adultos. Membro de Grupo dePesquisa e Estudo em Análise do Discurso Crítico e Linguística Sistêmico - Funcional,da UFU, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Seu trabalho évoltado para o estudo de gêneros, sequência didática, texto de opinião, estudodo texto literário/ letramento e ensino de língua portuguesa. EndereçoLattes: http://lattes.cnpq.br/0517437441941169

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Biella, J. C., Guisardi, C. M. A. de A., Silva, C. C., & Barbosa, F. B. (2014). RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEQUÊNCIA BÁSICA DE LEITURA PARA AMPLIAR A RELAÇÃO DO TEXTO COM O LEITOR. Pensares Em Revista, (5). https://doi.org/10.12957/pr.2014.16224

Edição

Seção

Artigos