JULES VERNE NA IMPRENSA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX

Autores

  • Pedro Paulo Catharina Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Edmar Guirra Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2014.14112

Resumo

O século XIX é marcado pelo crescimento exponencial da circulação de impressos. A leitura de jornais e revistas se tornou um hábito cada vez mais disseminado, fato frequentemente evocado na obra de Jules Verne (1828-1905). Ligada diretamente à modernidade, ao ambiente urbano, à consolidação da nação e à formação da opinião pública, a expansão do mercado editorial do impresso periódico esteve no centro da formação da sociedade de massas. Nesse contexto, o diálogo entre a literatura e a imprensa é prolífico. Ambos os campos se beneficiam dessa relação. Em uma perspectiva transatlântica, objetivamos apresentar dados do mapeamento realizado sobre a circulação do nome e da obra de Jules Verne e sua recepção crítica em jornais do Brasil.

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Publicado

2014-12-16

Como Citar

Catharina, P. P., & Guirra, E. (2014). JULES VERNE NA IMPRENSA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX. Pensares Em Revista, (4). https://doi.org/10.12957/pr.2014.14112

Edição

Seção

Artigos