JULES VERNE NA IMPRENSA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX

Pedro Paulo Catharina, Edmar Guirra

Resumo


O século XIX é marcado pelo crescimento exponencial da circulação de impressos. A leitura de jornais e revistas se tornou um hábito cada vez mais disseminado, fato frequentemente evocado na obra de Jules Verne (1828-1905). Ligada diretamente à modernidade, ao ambiente urbano, à consolidação da nação e à formação da opinião pública, a expansão do mercado editorial do impresso periódico esteve no centro da formação da sociedade de massas. Nesse contexto, o diálogo entre a literatura e a imprensa é prolífico. Ambos os campos se beneficiam dessa relação. Em uma perspectiva transatlântica, objetivamos apresentar dados do mapeamento realizado sobre a circulação do nome e da obra de Jules Verne e sua recepção crítica em jornais do Brasil.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2014.14112

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005