O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS DIRETRIZES OFICIAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO

Autores

  • Maria Clara Catanho Instituto Federal de Pernambuco
  • José Emerson de Barros Barbosa Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2014.14096

Palavras-chave:

Letramento Literário, Parâmetros Curriculares, Currículo de Português, Ensino Médio, Pernambuco.

Resumo

A abordagem do texto literário como prática didática tem proporcionado diversos tipos de reflexão. Este artigo pretende promover uma discussão sobre como o estado de Pernambuco tem orientado os professores de Ensino Médio, por meio de documentos oficiais, para a prática do Letramento Literário. Sendo assim, dois documentos foram analisados: os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio e o Currículo de Português para o Ensino Médio. Os Parâmetros foram norteadores para a elaboração do Currículo. O primeiro fundamenta teoricamente o ensino de língua materna, apresentando Expectativas de Aprendizagem para cada ano da Educação Básica. Já o segundo propõe uma organização de conteúdos por série. O fundamento teórico desta pesquisa é composto principalmente pelas ideias de Regina Zilberman (1982), Vincent Jouve (2002), Rildo Cosson (2006) e Annie Rouxel (2013), autores que, a partir das considerações sobre a leitura, de forma mais geral, focalizam especificamente a leitura do texto literário. Como resultado, percebeu-se que o Parâmetro propõe um trabalho de acordo com as tendências atuais de Letramento Literário, no entanto, no Currículo, grande parte das propostas de conteúdos não ultrapassa o senso comum do ensino tradicional da literatura. Dessa forma, o que move essa pesquisa, de modo mais amplo, é a inquietação diante da didatização da arte, do texto de fruição, que é o texto literário.

Biografia do Autor

Maria Clara Catanho, Instituto Federal de Pernambuco

Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Crítica do Discurso, Teoria dos Gêneros, Multimodalidade e Campanha de Conscientização Ambiental. É professora efetiva do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Recife e professora colaboradora do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS UPE - Garanhuns.

José Emerson de Barros Barbosa, Universidade de Pernambuco

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns (2013). Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio Municipal Dom Vital (Paranatama - PE). Desenvolveu a Monografia para término da Graduação, requisito do Trabalho de Conclusão de Curso, na área de conhecimento do Letramento Literário, intitulada por: A Literatura no Ensino Médio: abordagens, concepções e perspectivas do Letramento Literário; sob orientação do Professor Mestre Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes, professor de Literatura na Unidade Acadêmica de Garanhuns - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Está cursando Especialização Latu Sensu em Ensino de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas pela Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns (2014) e desenvolvendo a Monografia de TCC: O Letramento Literário nas Diretrizes Oficiais para o Ensino Médio do Estado de Pernambuco, sob orientação da Professora Doutora Maria Clara Catanho Cavalcanti.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Catanho, M. C., & Barbosa, J. E. de B. (2014). O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS DIRETRIZES OFICIAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO. Pensares Em Revista, (5). https://doi.org/10.12957/pr.2014.14096

Edição

Seção

Artigos