Da inclusão à rejeição: tensões entre os discursos de promoção e de ódio à população LGBTQIA+ nas redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.70049

Palavras-chave:

Imaginários sociodiscursivos, Violência verbal, LGBTQIA .

Resumo

Uma vez que os Estudos da Linguagem podem contribuir para a compreensão e, consequentemente, solução de problemas sociais, o presente trabalho tem o objetivo de, a partir da análise de discursos promocionais favoráveis à causa LGBTQIA+ publicados por uma empresa do ramo do varejo em suas redes sociais e seus respectivos comentários de discordância, identificar discursos de ódio contra tais indivíduos. Para tanto, além discorrer sobre os conceitos de imaginários sociodiscursivos (Charaudeau, 2005, 2017), de semiotização do mundo (Charaudeau, 2008) e de contrato de comunicação (Charaudeau, 2008, 2018), este artigo ancora-se nos postulados de Charaudeau (2019) e Gallinari (2020) acerca da violência verbal a fim de identificá-la no corpus apresentado.

Biografia do Autor

Raquel Monteiro de Rezende, Universidade Federal Fluminense

Mestre e doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. É professora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro. Possui graduação em Letras - Português/Literaturas (licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (2017) e é também bacharel em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Pesquisa as relações entre os discuros das mídias e as compreensões do feminino.

Janayna Rocha da Silva, Universidade Federal Fluminense

Mestre e doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. É professora de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-04-21

Como Citar

de Rezende, R. M., & da Silva, J. R. (2023). Da inclusão à rejeição: tensões entre os discursos de promoção e de ódio à população LGBTQIA+ nas redes sociais. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(41), 101–124. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.70049

Edição

Seção

Estudos de Língua