Entre os clássicos e a televisão: a dupla impossibilidade da tradição na obra de Rubem Fonseca

Autores

  • Rubens Corgozinho Universidade Federal de Minas Gerais - Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit/UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.68127

Palavras-chave:

Rubem Fonseca, tradição literária, televisão, cultura da mídia, literatura brasileira, literatura urbana.

Resumo

O presente trabalho aborda o duplo impasse presente na obra de Rubem Fonseca, sobretudo nos contos dos anos de 1960 e 1970, que a coloca entre os discursos da tradição literária e da cultura da mídia, presente sobretudo nos meios de comunicação televisivos. Fonseca, atento às transformações de seu tempo e à perda de prestígio da palavra literária em oposição ao crescimento do audiovisual, trabalha com personagens, por vezes escritores, que veem a necessidade de adaptar a escrita e seu próprio imaginário ao contexto corrente, sem que haja a entrega a nenhum dos polos da dicotomia estabelecida, uma vez que ambos são vistos como alheios ao real concreto. Para a reflexão, são requisitados pensadores da cultura e especificamente do campo literário, destacando-se Douglas Kellner, Silviano Santiago e Wander Melo Miranda.

Biografia do Autor

Rubens Corgozinho, Universidade Federal de Minas Gerais - Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit/UFMG)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa pela mesma instituição. Possui experiência nas áreas de literatura comparada e literatura brasileira. É participante do grupo de pesquisa Espaços da Literatura Contemporânea. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa centrado na obra de Rubem Fonseca em que se destacam reflexões sobre violência, moralismo e marginalidade. Casualmente escreve textos de crítica informal na página @meucaro.amigo na plataforma Instagram.

Downloads

Publicado

2023-04-21

Como Citar

Corgozinho, R. (2023). Entre os clássicos e a televisão: a dupla impossibilidade da tradição na obra de Rubem Fonseca. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(41), 225–237. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.68127

Edição

Seção

Estudos de Literatura