Três significados de ‘significar’: reflexões sobre o sentido na obra de Benveniste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.65017

Palavras-chave:

Émile Benveniste, Sentido, Significação

Resumo

Tendo em vista a diversidade de campos nos quais Émile Benveniste desenvolveu sua teoria da linguagem e considerando que o alcance dessa teoria vai muito além de suas formulações sobre enunciação, este artigo assume como pressuposto a centralidade da noção de sentido na obra do linguista. Busca-se analisar como essa noção é mobilizada por Benveniste em diferentes abordagens, apresentando três reflexões acerca de usos do verbo significar (e de alguns de seus derivados) pelo linguista. Primeiro, acompanhando Barboza (2018), atenta-se à relevância do par significar/designar na obra benvenistiana. Em seguida, observa-se a importância do termo na distinção entre os modos semiótico e semântico da língua. Por fim, a reflexão volta-se à capacidade humana de produção simbólica, em que significar se aproxima dos sentidos de simbolizar e semiotizar.

Biografia do Autor

Vicente de Souza Cardoso Jr., Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Estudos da Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas. Bolsista da CAPES. Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Cardoso Jr., V. de S. (2022). Três significados de ‘significar’: reflexões sobre o sentido na obra de Benveniste. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(38), 148–164. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.65017

Edição

Seção

Estudos de Língua