O mistério da luz: a não-pertença contemporânea em Os meus sentimentos, de Dulce Maria Cardoso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.64118

Palavras-chave:

não-pertença, atitude contemporânea, psicologia social, Os meus sentimentos, Dulce Maria Cardoso

Resumo

A não-pertença contemporânea é um termo por nós definido com base na psicologia social de George Mead e na definição de contemporâneo de Giorgio Agamben. O corpus de nosso estudo, Os meus sentimentos, apresenta a história da narradora-protagonista Violeta que, após um acidente automobilístico, passa a narrar em ordem reversa o que poderia ser o último dia de sua vida e, entremeada a essa narração, Violeta deixa escapar a sua história: uma mulher obesa rejeitada em todas as esferas de sua vida. Buscamos, no presente estudo, averiguar e relação entre o estabelecimento da não-pertença em nosso corpus com a atitude contemporânea de Agamben. Para tanto, contamos com, além dos supracitados, autores como Axel Honneth e Gonçalves Neto e Gama.

Biografia do Autor

Gabriela Cristina Borborema Bozzo, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Bacharela e licenciada em Letras (UNESP, 2017), mestra em Estudos Literários (UNESP, 2019) e especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (UTFPR, 2020). Na graduação, desenvolveu Iniciação Científica Departamental, cujo título foi "Traços do Surrealismo na composição de A torre da Barbela, de Ruben A.", em que foram investigados aspectos do Surrealismo no romance que constituiu o corpus da pesquisa, que recebeu Menção Honrosa no Congresso de Iniciação Científica da UNESP em 2016. Ainda na graduação, foi monitora voluntária e, posteriormente, bolsista de Literatura Portuguesa, momento em que teve a oportunidade de ministrar aulas eletivas para sua própria turma. Já no mestrado, foi bolsista CNPq e, na dissertação intitulada "A não-pertença em Os meus sentimentos, de Dulce Maria Cardoso", definiu a não-pertença segundo a psicologia social e averiguou a construção desse tema pelas categorias narrativas no romance estudado. Por fim, na especialização, averiguou o problema do ensino de dissertação argumentativa no contexto pré-vestibular, propondo uma metodologia de ensino para tal. Atualmente, é membra do Corpo Editorial (Conselho Técnico-Científico) da Editora Atena, tendo como responsabilidade principal a organização de e-books da área de Literatura. Além disso, almeja dar continuidade aos estudos sobre a obra de Dulce Maria Cardoso, investigando outros aspectos de sua produção literária.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Borborema Bozzo, G. C. (2022). O mistério da luz: a não-pertença contemporânea em Os meus sentimentos, de Dulce Maria Cardoso. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(39), 110–124. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.64118