A pontuação nos anos iniciais: reflexões dialógicas em documentos oficiais contemporâneos

Autores

  • Anderson Cristiano Silva MESTRADO EM LINGUÍSTICA APLICADA - UNITAU (MLA)
  • Raimunda Francisca de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.63999

Palavras-chave:

sinais de pontuação, análise dialógica do discurso, documentos oficiais.

Resumo

Esta pesquisa discute como a pontuação é abordada nos documentos oficiais contemporâneos para os Anos Iniciais. Justifica-se esta investigação pela urgência em refletirmos dialogicamente a respeito da temática, tendo em vista a recente homologação da BNCC e das mudanças nos currículos estaduais e municipais. Em termos metodológicos, selecionaremos os excertos que explicitamente abordam a temática da pontuação nesses escritos norteadores em vigência no país. Para tanto, nosso embasamento teórico terá como aporte a Análise Dialógica do Discurso, elencando algumas categorias de análise, tais como enunciado concreto e relações dialógicas. Com nossas análises, foi possível perceber uma relação dialógica de ampliação entre o documento municipal com relação ao Currículo Paulista e a própria BNCC.

Biografia do Autor

Anderson Cristiano Silva, MESTRADO EM LINGUÍSTICA APLICADA - UNITAU (MLA)

Doutor e Linguística Aplicada e  Estudos da Linguagem (PUC-SP) Mestre em Linguística Aplicada (UNITAU)

Raimunda Francisca de Sousa

Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade de Taubaté (UNITAU), graduada em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e Pedagogia pela Universidade de Araras "Dr. Edmundo Ulson". Atua profissionalmente como professora de língua portuguesa e língua espanhola na rede estadual de São Paulo e como professora efetiva dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de São José dos Campos. 


Downloads

Publicado

2023-04-21

Como Citar

Silva, A. C., & de Sousa, R. F. (2023). A pontuação nos anos iniciais: reflexões dialógicas em documentos oficiais contemporâneos. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(41), 46–69. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.63999

Edição

Seção

Estudos de Língua