Aplicações da Teoria Dramatúrgica de Goffman para a Análise Multimodal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.61508

Palavras-chave:

Goffman, Semiótica Social, Indústria Cultural, Taylor Swift

Resumo

Este trabalho objetiva discutir de que maneira a teoria dramatúrgica de Goffman (2014[1959]) pode ser aplicada na análise de textos multimodais (KRESS e Van LEEUWEN, 2001, 2006; Van LEEUWEN, 1999, 2005, 2011). Após apresentar os fundamentos da representação na teoria de Goffman e dos pressupostos para a análise de textos na perspectiva multimodal, partirei para a análise do videoclipe da música Fearless, da cantora Taylor Swift, dando destaque para como a representação da artista por meio da realização dramática, da manutenção do controle expressivo, da idealização e da mistificação possibilita o enriquecimento de categorias da análise multimodal de textos, como as da gramática visual, para uma compreensão mais ampla da interação social.

Biografia do Autor

Fernando Fidelix Nunes, Universidade de Brasília Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Fernando Fidelix Nunes - Doutorando em Linguística e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (PPGL/UnB). Professor da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). E-mail: fidelix1@hotmail.com

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

Nunes, F. F. (2021). Aplicações da Teoria Dramatúrgica de Goffman para a Análise Multimodal. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(36), 287–304. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.61508