Intermidialidade músico-literária em Luiz Antonio de Assis Brasil: aproximações entre O inverno e depois e o Concerto para violoncelo e orquestra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60137

Palavras-chave:

Estudo intermidiático, Estudo das relações músico-literárias. Estudo interartes..

Resumo

Este estudo possui como objetivo compreender a presença da intermidialidade no romance O inverno e depois, de Luiz Antonio de Assis Brasil. O autor parte de relações entre o universo literário e o musical para construir sua narrativa ficcional, onde o Concerto para violoncelo e orquestra, do compositor checo Antonín Dvořák, torna-se a base influenciadora da estrutura romanesca construída por Assis Brasil. Nesse sentido, buscamos evidenciar como os aspectos musicais que compõem essa primeira mídia (o concerto), são utilizados para a construção da segunda mídia (o romance assisiano), uma vez que, ainda que pertençam a códigos semióticos distintos, um ao literário e o outro ao musical, a obra de Luiz Antonio de Assis Brasil é influenciada diretamente pelo concerto de Antonín Dvořák, de modo especial em sua estrutura narrativa.

Biografia do Autor

Edemilson Antônio Brambilla, Universidade de Passo Fundo

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF).

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

Brambilla, E. A. (2021). Intermidialidade músico-literária em Luiz Antonio de Assis Brasil: aproximações entre O inverno e depois e o Concerto para violoncelo e orquestra. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(36), 270–286. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60137