A poesia eisensteiniana de Vinicius de Moraes: o olhar cinematográfico de uma poética
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60128Palavras-chave:
Poesia brasileira, Cinema, Crítica literáriaResumo
RESUMO
Este artigo, divido em duas partes, vislumbra analisar algumas das técnicas do cineasta russo Sergei Eisenstein à luz da poética de Vinicius de Moraes. Sobretudo as técnicas estudas e divulgadas pelo poeta brasileiro em suas crônicas de cinema para os jornais de sua época. Para tanto, na primeira parte do artigo, o poema “Tríptico da morte de Sergei Mikhailovitch Eisenstein”, de Vinicius de Moraes, será utilizado como suporte da análise. Além disso, parte da biografia do cineasta será contemplada para melhor apreciação do avanço e uso das técnicas artísticas de Eisenstein na composição de seus filmes. Já na segunda parte do artigo, pretendemos destacar aspectos sociais e políticos ao fazer uma leitura intermidiática do poema “O operário em construção” em diálogo com o filme A greve, de Sergei Eisenstein.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.