Produção e compartilhamento de memes de literatura nas redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.60127

Palavras-chave:

Literatura na internet, memes, literatura e multimídias

Resumo

Este estudo se debruça sobre questões relacionadas as reverberações da hibridização da literatura para/na internet. Objetivando refletir sobre a construção e compartilhamento de memes, criados a partir de referências literárias, na condição de elemento de aproximação entre os leitores-usuários e a literatura on e offline. Nesta investigação compreendemos os memes de internet enquanto produto da cibercultura (LÉVY, 2011), produzidos a partir de um processo de apropriação e mixagem (BORRIAUD, 2009), quanto a subcategoria memes de literatura, descrevemos arquivos elaborados a partir de temas, obras e autores circunscritos no campo do literário. Com o desenvolvimento da pesquisa ficou evidente a diversidade de memes de literatura, e a existência de um crescente número de internautas obstinados a promover o encontro entre leitores e narrativas.

Biografia do Autor

Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pós-graduado em Educação Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), graduado em Letras Língua Portuguesa e Literaturas (UNEB). Desenvolve pesquisa em Práticas de Leitura e Formação de Professores, com ênfase nas seguintes temáticas: hiperleituras, comportamentos leitores em ambientes virtuais, produção e recepção literária nas redes sociais, docência e Tecnologias DIgitais da Informação e Comunicação (TDICs). Acumula experiência enquanto Coordenador Pedagógico, Gestor de Unidade de Ensino e Professor. Atualmente é professor substituto na (UNEB) atuando nos cursos de graduação e pós-graduação e Coordenador do Programa Universidade Para Todos (UPT). Integrante do grupo de pesquisa - Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR).

Elizabeth Gonzaga de Lima, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutorado em Teoria e História Literária (UNICAMP). Pósdoutoramento no Programa de Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação de Estudo de Linguagens e do Curso de Letras Vernáculas (DCH1).

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Subrinho, A. U. da C., & Gonzaga de Lima, E. (2022). Produção e compartilhamento de memes de literatura nas redes sociais. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(38), 165–182. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.60127

Edição

Seção

Estudos de Língua