Intersecções entre escrita e imagem em A coleção particular, de Georges Perec

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60091

Palavras-chave:

Ut pictura poesis, Campo artístico, Literatura, Pintura, Poéticas interartes.

Resumo

O artigo tem como objetivo estudar as relações que se estabelecem entre literatura/escrita e pintura/imagem na novela A coleção particular, do escritor francês Georges Perec, de modo a perceber e analisar as intersecções entre elas ao longo da narrativa. A fim de compor seu labirinto, Perec retoma a polêmica do Ut pictura poesis (“Um poema é como um quadro”) e as disputas entre pintura e literatura no interior do campo artístico, buscando refletir sobre o jogo de poder nesse cenário. Neste sentido, literatura/escrita e pintura/imagem são, na novela de Perec, potencialidades que jogam juntas e se complementam mutuamente, oferecendo mais caminhos ao leitor.

Biografia do Autor

Sabrina Ferraz Fraccari, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo/RS. Mestranda em Letras, área de concentração Estudos Literários, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Santa Maria/RS. Bolsista CAPES. E-mail: sabrina.fraccari@acad.ufsm.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6656-9417; Lattes: http://lattes.cnpq.br/9109909838710170. 

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

Ferraz Fraccari, S. (2021). Intersecções entre escrita e imagem em A coleção particular, de Georges Perec. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(36), 204–220. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60091