Cagliostro em l’affaire du collier de la reine: entre a história, a literatura e o cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60010

Palavras-chave:

Personagem, Transficcionalidade, Adaptação, Literatura e Cinema, Cagliostro

Resumo

Cagliostro (1743-1795) foi uma figura histórica envolvida na trama social conhecida como l’affaire du collier de la reine, ocorrida em 1785 na Corte de Luís XVI e de Maria Antonieta, retratada no romance histórico Le Collier de la reine (1850-1852) de Alexandre Dumas, Pai. Na narrativa, o autor francês dialoga com arquivos históricos a respeito do personagem e é bastante inventivo na sua caracterização, apresentando-o como um agente inoportuno de um episódio político considerado preparador da queda da Bastilha. O enigmático e influente Cagliostro, inventado por Dumas, tornou-se transficcional, sendo retomado no filme Black Magic/ Cagliostro (1949). Nessa obra, o personagem passou a transitar alterado e renovado, indo do texto ao filme parcial ou totalmente modificado, enriquecendo mais ainda o repertório adquirido.

Biografia do Autor

Maria Gabriella Flores Severo Fonseca, Universidade de Brasília/ PosLit/ Departamento de Teoria Literária e Literatura/ Brasília - DF

Realiza Doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília sob orientação do Prof. Dr. Sidney Barbosa. Possui Mestrado em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas (2017), Especialização em Cinema e Linguagem audiovisual pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2021), Graduação em Licenciatura em Letras Português pela Universidade Federal do Pará (2014). É professora de Língua Portuguesa e Literatura na Secretaria Municipal de Educação de Manaus e na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas. É membro do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisas em Linguística e Literatura. Desenvolve suas pesquisas em Literatura do século XIX, com ênfase em Romantismo, romances-folhetins e Alexandre Dumas; Literatura e outras Artes; Literatura e Cinema.

Sidney Barbosa, Universidade de Brasília/ PosLit / Departamento de Teoria Literária e Literatura/ Brasília - DF

Licenciou-se em Letras (1975), na formação Português-Francês, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Franca (SP), curso superior estadual que se tornou depois uma Unidade da UNESP. Possui Especialização no Ensino de Língua Francesa (1977) e Maîtrise en Lettres Modernes (1982), ambas pela Université de Poitiers, Doutorado em Língua e Literatura Francesa (1990), pela Universidade de São Paulo e Livre-Docência em Teoria e Crítica do Romance (2005), pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara. Realizou estágio de pós-doutorado (1998-1999) na Université de Paris VIII - Vincennes-Saint Denis, sob a supervisão de Jacques Ardoino e Jean Verrier e na Universidade de São Paulo (2016-2017), sob a supervisão de John Milton.  Atualmente é professor adjunto IV, efetivo, de Literatura Francesa do Departamento de Teoria Literária e Literaturas - TEL - da Universidade de Brasília, no Distrito Federal. No Pós-Lit/UnB atua na linha de pesquisa "Literatura e outras Artes". Aplica-se à reflexão sobre Literatura e outras artes (pintura,fotografia, música, arquitetura, teatro, quadrinhos, dança e cinema), aos estudos sobre o romance em geral, ao francês, em particular e à representação da Natureza na Literatura, com ênfase no estudo da paisagem. Pesquisa também o movimento simbolista e a história do livro, da leitura e das bibliotecas.  É líder, juntamente com Ozíris Borges Filho da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, do Grupo de Pesquisa inter-institucional TOPUS, dedicado ao estudo do espaço na literatura e em outras artes. Coordena igualmente, com a cooperação de Alessandra Matias Querido, da Universidade Católica de Brasília, o Grupo de Pesquisa LiterArtes, consagrado ao estudo das relações entre Literatura e outras artes.

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

Fonseca, M. G. F. S., & Barbosa, S. (2021). Cagliostro em l’affaire du collier de la reine: entre a história, a literatura e o cinema. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(36), 172–190. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60010