Da canção ao livro: procedimentos de transposição e referência em Gigolô de Bibelôs, de Waly Salomão

Autores

  • Augustto Corrêa Cipriani Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60009

Palavras-chave:

Poesia Contemporânea, Estudos Interartes, Literatura Brasileira

Resumo

Considerando o papel formador da canção popular na poética de Waly Salomão, este artigo analisa as operações intermidiáticas de transposição e referência em Gigolô de Bibelôs, de 1983. Para tanto, toma-se como base a seção dedicada às letras de música nesse volume, com ênfase nos procedimentos de transposição da canção para a mídia verbal escrita. Em seguida, ressaltam-se intertextualidades com a canção popular brasileira, tanto em sua poesia quanto em suas letras de música. Desse modo, demonstra-se a centralidade da canção e as artimanhas poéticas e editoriais que Salomão lança mão para aproximar canção popular e poesia.

Biografia do Autor

Augustto Corrêa Cipriani, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Estudos Literários, área de Teoria da Literatura e Literatura Comparada, linha de pesquisa Literatura e Políticas do Contemporâneo.

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

Cipriani, A. C. (2021). Da canção ao livro: procedimentos de transposição e referência em Gigolô de Bibelôs, de Waly Salomão. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(36), 158–171. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60009