MULTIMODALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS E O TRABALHO COM CAPACIDADES DE LEITURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59942

Palavras-chave:

Multimodalidade, Textos multimodais, Livros didáticos de Língua Portuguesa.

Resumo

O artigo discute a presença da multimodalidade em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio a partir de um levantamento quantitativo e da análise qualitativo-interpretativa, de caráter documental, de textos multimodais presente em uma coleção de livros aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático/2015 e o tratamento dispensado ao trabalho com a leitura desses textos pela coleção. O estudo fundamenta-se em discussões sobre multimodalidade e textos multimodais. Os resultados mostram que, apesar da incidência de textos multimodais nos livros didáticos do Ensino Médio analisados, ainda são poucas as atividades de leitura que exploram a construção de significados a partir do processo de integração e combinação de semioses/linguagens de recursos semióticos que compõem esses textos.

Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes, Universidade Federal do Amapá - Departamento de Letras, Arte e Jornalismo

Pós-doutor pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá, na área de Educação e formação de professores. Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens, Educação Linguística e tecnologia. Professor Adjunto I de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá.

Downloads

Publicado

2022-01-26

Como Citar

Gomes, R. (2022). MULTIMODALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS E O TRABALHO COM CAPACIDADES DE LEITURA. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(37), 49–67. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59942