O feminino pulsante no videoclipe Afeminada de CTRL+N

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57460

Palavras-chave:

Análise do discurso, Diversidade, Bioética, Direitos Humanos

Resumo

Afeminada é uma obra artística focada na resistência. No entanto, resistência contra o quê? A dupla paraense CTRL+N elenca de um lado a heteronormatividade repressora, e de outro lado, o condicionamento comportamental construído no interior da comunidade LGBT+ como adversários a serem enfrentados. Para combater esse estado de coisas, a dupla disponibilizou um videoclipe que lança mão de duas estratégias discursivas: a plasticidade axiológica, fundamentada em Paveau (2015) e a ironia, problematizada em Machado (2014). Importante destacar a noção de imaginários sociodiscursivos, proposta por Charaudeau (2013), que perpassa o acionamento das estratégias mencionadas. Esta é a trajetória teórica e metodológica da nossa pesquisa que abordará ainda algumas discussões sobre Bioética e Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Adriana do Carmo Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG) e Mestre em Estudos Literários (UFMG). Advogada, docente e pesquisadora de Linguagens, Discurso, Teorias da Argumentação, Direitos Humanos, Bioética e Hermenêutica Jurídica. É membro da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) e da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED).  

  

Fábio Ávila Arcanjo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Linguística do Texto e do Discurso (UFMG), Mestre em Estudos Linguísticos (UFMG) e Bacharel em Comunicação Social. Membro da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) e da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED). Desenvolve pesquisas acadêmicas em Análise do Discurso, Retórica e Teorias da Argumentação.

Downloads

Publicado

2021-05-14

Como Citar

Figueiredo, A. do C., & Arcanjo, F. Ávila. (2021). O feminino pulsante no videoclipe Afeminada de CTRL+N. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(35), 100–119. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57460

Edição

Seção

Estudos de Língua