Produção textual, revisão e reescrita: uma proposta com bilhetes orientadores

Autores

  • Oscarina de Castro Silva Fontenele Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. https://orcid.org/0000-0002-4650-8606
  • Pedro Rodrigues Magalhães Neto Universidade Estadual do Piauí-UESPI

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57339

Palavras-chave:

Produção textual, Reescrita, Revisão, Bilhete orientador.

Resumo

Este artigo discute o ensino de produção textual, mais especificamente, a importância da revisão e reescrita para o aprimoramento de um texto. O objetivo é analisar o desempenho em produção textual de alunos de 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Parnaíba-PI, quanto à realização das etapas de revisão e reescrita. Para alcançar esse objetivo, recorremos à BNCC (BRASIL, 2017), Antunes (2003;2010), Marcuschi (2008), Ruiz (2015), Serafini (2001), entre outros. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, na qual usamos bilhetes orientadores como estratégia de intervenção. Os resultados evidenciam o aumento do desempenho dos alunos na versão reescrita em relação aos aspectos de textualidade e aos elementos básicos do gênero textual.

 

Biografia do Autor

Oscarina de Castro Silva Fontenele, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI.

Mestre em Letras, pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Uruçuí, Brasil. E-mail:  profaoscarinaportugues@gmail.com

Pedro Rodrigues Magalhães Neto, Universidade Estadual do Piauí-UESPI

Doutor em Letras Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor do PROFLETRAS, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Teresina, Brasil, E-mail:  pedrormneto@bol.com.br

Downloads

Publicado

2021-05-14

Como Citar

Silva Fontenele, O. de C., & Magalhães Neto, P. R. (2021). Produção textual, revisão e reescrita: uma proposta com bilhetes orientadores. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(35), 240–267. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57339

Edição

Seção

Estudos de Língua