A relação escritor-leitor nas obras do OuLiPo

Autores

  • Natália Ubirajara Silva Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (RS) https://orcid.org/0000-0002-6575-1249
  • Virgínia Crivellaro Sanchotene Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57218

Palavras-chave:

OuLiPo, Literatura potencial, Contrainte, Combinatória, Diálogo escritor-leitor.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo estudar a relação entre escritor e leitor nas obras do grupo francês OuLiPo. Formada por escritores e matemáticos, essa Oficina de Literatura Potencial propõe uma literatura com bases matemáticas através do inventário e da invenção de contraintes – regras ou restrições autoimpostas. A partir da discussão dos conceitos de jogo, arquitetura labiríntica, imanência, coleção e dialogismo, bem como da análise de algumas obras de autores do grupo, questionamos o papel do leitor nesse jogo.

Biografia do Autor

Natália Ubirajara Silva, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (RS)

Doutora em Literaturas Portuguesa e Luso-africana (UFRGS, 2016), mestre em Literatura Brasileira e Portuguesa (UFRGS, 2009), licenciada em Português e Literaturas de Língua Portuguesa (UFRGS, 2005). 

Professora na rede de educação municipal de Porto Alegre desde 2012. 

Virgínia Crivellaro Sanchotene, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Educação (UFRGS). Mestre em Educação (UFRGS, 2013). Licenciada em Matemática (UFRGS, 2009).

Professora de Matemática da rede municipal de ensino de Porto Alegre. 

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Publicado

2021-05-14

Como Citar

Silva, N. U., & Sanchotene, V. C. (2021). A relação escritor-leitor nas obras do OuLiPo. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(35), 656–677. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57218

Edição

Seção

Estudos de Literatura