A poetisa do Jardim de Infância: contribuições de Zalina Rolim para consolidação da poesia infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57139

Palavras-chave:

Zalina Rolim, poesia infantil, resgate de escritoras, estudos culturais de gênero.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de investigar a notoriedade da poetisa Zalina Rolim para a literatura infantil brasileira no século XIX. Para tanto, nosso corpus de estudo serão os poemas publicados pela autora na revista A Mensageira, com a intenção de trazer à tona as vozes não consagradas pela historiografia literária tradicional. Além disso, faremos uma breve comparação com poemas publicados em seu primeiro livro dedicado aos pequenos: O Livro das Crianças (1897). Assim, será demonstrado a riqueza de seus poemas para a literatura infantil brasileira. Nossa discussão terá como baliza norteadora os Estudos Culturais de Gênero e o resgate da escrita das mulheres na imprensa.

Biografia do Autor

Cristina Loff Knapp, Universidade de Caxias do Sul- UCS

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Graduação em Letras- Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora no Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul. Atua como pesquisadora voluntária no projeto Representações do Insólito na Literatura de Autoria Feminina (INSÓLITO) coordenado pela profa. Dra. Cecil Jeanine Albert Zinani.

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

Loff Knapp, C. (2021). A poetisa do Jardim de Infância: contribuições de Zalina Rolim para consolidação da poesia infantil. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(36), 305–318. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57139