O realismo maravilhoso em Cien Años de Soledad, de Gabriel García Márquez.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57089

Palavras-chave:

Realismo Maravilhoso, Cien Años de Soledad, Gabriel García Márquez, Literatura latino-americana, Literatura e História,

Resumo

O artigo revisa as diferenças e as semelhanças entre o gênero fantástico e o realismo maravilhoso. Nesse mesmo período, se explica a motivação de técnicas realistas maravilhosas e a impossibilidade de sua classificação se dar pelo nome “realismo mágico”. Após esta breve revisão, nos debruçamos sobre alguns aspectos que tornam nossa leitura de Cien Años de Soledad, como a de um romance pertencente ao realismo maravilhoso, quais sejam: o narrador do romance e a cidade narrativa Macondo. Após esta análise, conclui-se que o romance incorpora a presença do mito do eterno retorno em sua construção espaço-temporal, o que pode dialogar, em nossa leitura, com a História da América Latina e alguns aspectos de sua recepção crítica.

Biografia do Autor

Mariana Vieira, Universidade do Estado do Amazonas

Mariana Vieira 

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas. Foi bolsista de Iniciação Científica, durante 2015-2016, período em que desenvolveu a pesquisa "O realismo maravilhoso em Cien Años de Soledad", em 2016-2017 como voluntária em pesquisa sobre "O heterodiscurso em A cidade ausente, de Ricardo Píglia" e, em 2017-1018 em projeto acerca da presença de "O eu e o outro: um estudo da poesia de Borges a partir da teoria enunciativa bakhtiniana", pesquisas orientadas pela professora Dra. Juciane Cavalheiro. Durante os anos de graduação foi monitora em Estudos Temáticos de Literatura Portuguesa I, II e III. Neste mesmo período foi bolsista da Capes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente, como mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes (PPGLA-UEA), é membro do grupo de pesquisa Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na Contemporaneidade - SDiscon, no qual desenvolve pesquisa acerca do "Léxico de mulheres vítimas de violência na cidade de Manaus". Tem interesse em estudos acerca da construção da identidade e cultura latino-americana a partir de estudos em Literatura ibero-americana e Literatura pan-amazônica, sobretudo a partir de 1960.

Downloads

Publicado

2021-05-14

Como Citar

Vieira, M. (2021). O realismo maravilhoso em Cien Años de Soledad, de Gabriel García Márquez. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(35), 695–712. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57089

Edição

Seção

Estudos de Literatura