A Segunda Guerra Mundial de Tarantino: pastiche em Bastardos Inglórios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.56947

Palavras-chave:

Bastardos Inglórios, Pastiche, Esquizofrenia, Nostalgia

Resumo

Esse artigo apresenta uma análise do filme Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino, apontando os aspectos que o caracterizam como um pastiche dos filmes de guerra. Com base em Jameson (2016a), que instituiu o conceito de pastiche para se referir a um tipo de diálogo pós-moderno com outras obras, pretende-se demonstrar, através de um estudo comparativo, como ocorre o pastiche no filme de Tarantino, avaliando elementos como esquizofrenia e nostalgia que são característicos da arte contemporânea. A análise mostrará que Bastardos Inglórios se diferencia de outros filmes de guerra, em especial dos que tratam da Segunda Guerra Mundial, especialmente por não ter compromisso com a historicidade, e seus traços estéticos o aproximam do gênero faroeste, caracterizando-o, assim, como um "filme nostálgico".

 

Biografia do Autor

Francisco Renato da Silva Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutorando em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Possui mestrado em Letras pela UERN (2011). Atualmente, é Técnico de Nível Superior na UERN, lotado no Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), no cargo de Secretário do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE).

Charles Albuquerque Ponte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas (2011). Possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

Downloads

Publicado

2021-05-14

Como Citar

Santos, F. R. da S., & Ponte, C. A. (2021). A Segunda Guerra Mundial de Tarantino: pastiche em Bastardos Inglórios. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(35), 642–655. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.56947

Edição

Seção

Estudos de Literatura