Capital da dor: um monumento construído a partir dos escombros de todas as maravilhas dos “années folles” por Paul Éluard

Autores

  • Karine dos Santos Souza UFPR

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.56109

Palavras-chave:

Poesia, Surrealismo, Éluard, Capitale de la douleur

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo trazer à tona a discussão da obra de Paul Éluard, poeta francês do século XX engajado politicamente e pouco traduzido para o português brasileiro. A obra aqui analisada é a antologia “Capitale de la douleur”, as discussões se embasam tanto na fortuna crítica produzida na França acerca da obra do poeta, quanto em teóricos relevantes para a crítica de poesia atual. A proposta de análise de dois poemas específicos da obra é apresentada na parte final do artigo.

Biografia do Autor

Karine dos Santos Souza, UFPR

Graduada em Letras-Francês pela UnB e mestranda em Estudos Literários pela UFPR.

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Publicado

2021-05-14

Como Citar

Souza, K. dos S. (2021). Capital da dor: um monumento construído a partir dos escombros de todas as maravilhas dos “années folles” por Paul Éluard. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(35), 678–694. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.56109

Edição

Seção

Estudos de Literatura