Adaptando o teatro para a televisão: A Megera Domada em Malhação Sonhos

Tiago Marques Luiz

Resumo


As obras de Shakespeare têm sido veiculadas nos mais variados suportes, começando pelo próprio palco até as mídias digitais, conquistando e cativando um vasto número de leitores. A relação entre televisão e teatro tem sido baseada na correspondência e apropriação da segunda mídia pela primeira. Alex Giostri (2018) define a dramaturgia como “a técnica dramática que estabelece os princípios de construção de uma obra literária com finalidades teatrais, cinematográficas ou televisivas”. Ampliando a conceituação, Giostri atesta que a dramaturgia tem como propósito despertar o interesse no espectador, por meio de uma narrativa bem articulada, seja ela no tempo presente, passado ou futuro, sem uma interferência na ação (GIOSTRI, 2018, p. 14).  Inserido no campo dos Estudos da Adaptação e dialogando com os Estudos de Televisão, este artigo pretende refletir sobre a transposição da dramaturgia cênica para a televisiva, dada a diferença e semelhança desses meios semióticos. Para melhor exposição de nossa reflexão, analisaremos brevemente a comédia shakespeariana A Megera Domada na versão televisiva no folhetim da Rede Globo Malhação: Sonhos, cujos personagens Pedro e Karina, representam as atitudes de seus precursores Petrúquio e Katarina, mas com uma nova roupagem – o universo adolescente.

Palavras-chave


Teatro; Televisão; Adaptação; A Megera Domada; Malhação: Sonhos.

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DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.56032

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ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/palimpsesto


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