O ensino de literatura para além da velha roupagem: entrevista com o professor Nabil Araújo

Autores

  • Nabil Araújo
  • Gabriela Ribeiro Nunes
  • Marcela Santos Brigida
  • Thiago Wallace Rodrigues dos Santos Lopes

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.52647

Palavras-chave:

Ensino de literatura, competência crítica

Resumo

Nabil Araújo de Souza é graduado em Letras, mestre e doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua tese de doutorado, intitulada “O evento comparatista: na história da crítica/no ensino de literatura”, recebeu o Prêmio UFMG de Teses, em 2014, e o Prêmio ANPOLL de Teses, em 2016. Desde 2013, atua como professor de Teoria da Literatura na graduação e na pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Já em seu primeiro ano como professor no Instituto de Letras da UERJ, desenvolveu, junto aos seus alunos, o projeto "Ensino de literatura e desenvolvimento da competência crítica: uma 'terceira via' didático-pedagógica", que foi premiado pela Fundação Carlos Chagas como a melhor experiência educativa inovadora realizada por docente de Licenciatura em 2014. Por duas vezes, em 2015 e em 2019, foi contemplado com o Prêmio Docência Dedicada ao Ensino Anísio Teixeira, conferido pela Sub-Reitoria de Graduação da UERJ. Além disso, foi Vice-Diretor, Coordenador de Graduação e Coordenador de Licenciaturas do Instituto de Letras da UERJ.

Nabil Araújo, em entrevista concedida via e-mail, discute o ensino de literatura no Brasil, abordando questões fundamentais sobre a disciplina.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

Araújo, N., Ribeiro Nunes, G., Santos Brigida, M., & Wallace Rodrigues dos Santos Lopes, T. (2020). O ensino de literatura para além da velha roupagem: entrevista com o professor Nabil Araújo. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(32), 3–28. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.52647