O ensino de literatura nas aulas de ELE: proposta de aplicação da literatura comparada e das TIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.51375

Palavras-chave:

Ensino de Literatura nas aulas de língua espanhola no CELEM, Ensino-aprendizagem de língua espanhola, Uso de TIC nas aulas de língua estrangeira.

Resumo

A noção de que a Literatura ocupa o espaço que caberia a “assuntos mais importantes” dentro do planejamento de aulas é ainda um estigma que nós, professores, temos que superar. A tal estigma se acrescenta a questão de como inserir, em 2020, os recursos digitais e da internet nas práticas educacionais. Aportar ideias de como romper as barreiras temporais e espaciais e promover a interlocução interdisciplinar em uma aula de Literatura, no contexto da aula de línguas estrangeiras, por meio de atividades práticas, é o objetivo do presente estudo. A aplicação da proposta é direcionada para uma aula de língua espanhola como língua estrangeira, com atividades de aplicação da Literatura Comparada sob a ajuda das TIC, no âmbito do CELEM (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas).

Biografia do Autor

Amanda Maria Elsner Matheus, Universidade Estadual do Oeste do Paraná: Cascavel, PR, BR

Mestranda em Letras, na área de Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2019-2021). Pós-Graduada em História e Cultura Brasileira e Africana, Gestão Escolar e Educação Especial Inclusiva, pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira - FETREMIS. Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009). Possui diploma DELE de Espanhol como língua estrangeira no nível C2. Atualmente é professora efetiva do estado do Paraná e ministra aulas de Língua Portuguesa e Espanhola no Colégio Estadual Princesa Isabel. Integrante do Grupo de Pesquisa Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização, coordenado pelo prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck (UNIOESTE), vinculado ao Programa de Ensino de Literatura e Cultura (PELCA) - PROEX/UNIOESTE - Campus Cascavel/Brasil.

Leila Shaí Del Pozo González, Universidade Estadual do Oeste do Paraná: Cascavel, PR, BR

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Bolsista do Programa de demanda social - CAPES. Mestre em Letras pela UNIOESTE (2017). Graduada em Letras (Português/Espanhol) (2014) e em Letras (Português/Inglês) (2018) pela UNIOESTE. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Participante do projeto de pesquisa - Ressignificações do passado na América: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção? vias para a descolonização, nas linhas de pesquisa b- Releituras da história pela ficção: estudos comparados; c- A tradução no espaço latino-americano: práticas tradutórias e sua importância. 

Danielle Josiane Winkert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná: Cascavel, PR, BR

Estudante de graduação no curso de Letras, com habilitação em espanhol e suas respectivas literaturas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Formou parte do projeto de iniciação científica "O ensino da literatura nas aulas de línguas estrangeiras aliado ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação", como bolsista, 2018-2019. Atualmente atua no projeto de iniciação científica voluntária "Ressignificações da Guerra do Contestado na Literatura". Integrante do Grupo de Pesquisa Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização, coordenado pelo prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck (UNIOESTE), vinculado ao Programa de Ensino de Literatura e Cultura (PELCA) - PROEX/UNIOESTE - Campus Cascavel/Brasil.

Downloads

Publicado

2020-09-17

Como Citar

Elsner Matheus, A. M., Del Pozo González, L. S., & Winkert, D. J. (2020). O ensino de literatura nas aulas de ELE: proposta de aplicação da literatura comparada e das TIC. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(33), 48–63. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.51375