Ressignificação narrativa dos quadrinhos para o cinema: um estudo de caso em Scott Pilgrim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.49962

Palavras-chave:

Scott Pilgrim, adaptação cinematográfica, romance gráfico

Resumo

Este estudo analisa a adaptação cinematográfica Scott Pilgrim vs O mundo (2010) de Edgar Wrigth, baseada no romance gráfico Scott Pilgrim escrito por Bryan Lee O’Maley entre 2004 e 2010. Objetiva-se investigar o processo de transposição de uma mídia para a outra, percebendo as especificidades que cada meio impõe à narrativa. A partir de um estudo comparado, analisa-se o diálogo entre as duas obras e aponta-se algumas tendências na transposição do gênero história em quadrinhos para o audiovisual. Além disso, discute-se questões referentes à adaptação e às narrativas sequenciais, estabelecendo um diálogo teórico entre elas.

Biografia do Autor

João Vicente Corrêa de Oliveira, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Cinema e Animação pela Universidade Federal de Pelotas . Atualmente é servidor público na área de produção audiovisual na Câmara Legislativa de Bagé-RS e acadêmico do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Pampa.

Ariane Avila Neto de Farias, Universidade Federal do Rio Grande/ Universidade Federal do Pampa

Doutoranda em Letras, na área de História da Literatura da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pampa (2011) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Atualmente é técnica em educação na Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Literatura, Poesia, Gênero, Literatura Brasileira Contemporânea.

Mariane Pereira Rocha, Universidade Federal de Pelotas/ Instituto Federal Sul-Rio-grandense

Doutoranda em Letras, com ênfase em Literatura, cultura e tradução, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestra em Letras, na área de Literatura Comparada, pela mesma instituição (2019). Realizou a Graduação em Letras com habilitação em Português, Inglês e respectivas Literaturas na Universidade Federal do Pampa (2015). Atualmente é professora de Literatura e Língua Portuguesa no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Bagé. Suas áreas de interesse incluem: literatura, modernidade, contemporaneidade, poesia e artes visuais.

Ânderson Martins Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Letras, na área Estudos Literários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Letras na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua principalmente nos seguintes temas: Utopia, Distopia, transumanidade, ecocrítica e pós-humanidade. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

Corrêa de Oliveira, J. V., Avila Neto de Farias, A., Pereira Rocha, M., & Martins Pereira, Ânderson. (2020). Ressignificação narrativa dos quadrinhos para o cinema: um estudo de caso em Scott Pilgrim. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(32), 192–211. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.49962