Representações da ciência e da mulher cientista na série animada “Hora de Aventura”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.48912

Resumo

Este trabalho busca compreender as condições de produção de sentido no discurso de/sobre Ciência, mobilizando conceitos como relações de sentido, mecanismo de antecipação e relações de força na série animada “Hora de Aventura”. Ao fazer esse recorte, a análise gira em torno da construção da personagem Princesa Jujuba, a saber, a cientista da série. Adota-se como referencial as noções da Análise de Discurso de linha francesa, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos iniciados por Michel Pêcheux, principalmente nos trabalhos de Eni Orlandi. As análises apontam que as representações presentes na animação analisada oscilam entre duas caraterizações: ora é construída uma princesa que se remete à imagem de cientista e de ciência de forma neutra, objetiva e que exalta a superioridade do conhecimento científico, ora são construídas representações com vieses humanizados, exaltando-se aspectos histórico-sociais.

Biografia do Autor

Alberto Lopo Montalvão Neto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba (UFSCar) em concomitância com a Universidade de Coimbra (Portugal). Cursando 6 períodos no Brasil e 4 períodos no exterior, foi bolsista CAPES no Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo bolsista CAPES. Atualmente é doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sendo inicialmente bolsista CAPES (11 meses) e recentemente bolsista CNPq.

Tayna Mioni Nakamura, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Licenciatura em Física na Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2017). Atualmente, está concluindo o mestrado e ingressando no doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM), Unicamp.

Francisco Vieira da Silva, Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

Montalvão Neto, A. L., Mioni Nakamura, T., & Vieira da Silva, F. (2020). Representações da ciência e da mulher cientista na série animada “Hora de Aventura”. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(32), 142–158. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.48912