Representações da ciência e da mulher cientista na série animada “Hora de Aventura”
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.48912Resumo
Este trabalho busca compreender as condições de produção de sentido no discurso de/sobre Ciência, mobilizando conceitos como relações de sentido, mecanismo de antecipação e relações de força na série animada “Hora de Aventura”. Ao fazer esse recorte, a análise gira em torno da construção da personagem Princesa Jujuba, a saber, a cientista da série. Adota-se como referencial as noções da Análise de Discurso de linha francesa, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos iniciados por Michel Pêcheux, principalmente nos trabalhos de Eni Orlandi. As análises apontam que as representações presentes na animação analisada oscilam entre duas caraterizações: ora é construída uma princesa que se remete à imagem de cientista e de ciência de forma neutra, objetiva e que exalta a superioridade do conhecimento científico, ora são construídas representações com vieses humanizados, exaltando-se aspectos histórico-sociais.
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