O documentário: um gênero discursivo no ensino de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.48105

Palavras-chave:

Cinema, Ensino, Bakhtin

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa se fundamenta na concepção de linguagem como interação social e tem por objetivo levar para o ambiente escolar as diferentes linguagens que se constituem nas mais diversas situações de interação. Compreende-se então que a língua se constitui nas diferentes esferas de comunicação por meio dos gêneros discursivos, conforme as teorias bakhtinianas. Nessa direção, esse artigo busca articular o documentário como gênero discursivo, o qual pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa. Dessa forma, ancorado pelo círculo de Bakhtin, este artigo parte da definição de Gêneros Discursivos, transita pelas teorias do cinema, mais especificamente do documentário, objetivando apresentá-lo como um gênero discursivo, para, por fim, discutir suas potencialidades no ensino. A partir do levantamento bibliográfico realizado, considera-se que o gênero documentário, como gênero segundo, possibilita a prática pedagógica, no processo de ensino-aprendizagem de “Língua Portuguesa”, viabilizando ao aluno estabelecer relações entre língua, cultura, arte, história e realidade.

Biografia do Autor

Maraisa Daiana da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em linguística e especialista em Docência em Ensino Superior e Metodologias Ativas, Graduada em Letras Português-Francês pela Universidade Estadual de Maringá e membro do Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM (GEDUEM/CNPq), desenvolve pesquisas no campo teórico da Análise do Discurso de linha francesa em suas intersecções com os estudos do filósofo Michel Foucault.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

da Silva, M. D. (2020). O documentário: um gênero discursivo no ensino de língua portuguesa. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(32), 84–103. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.48105