Alice no País das Maravilhas e a importância do estudo da literatura inglesa infantil no desenvolvimento do ensino-aprendizagem da criança

Autores

  • Ana Paula Marinho Batista Coelho Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Muriaé
  • Giselda Maria Dutra Bandoli Instituto Federal Fluminense
  • José Ignacio Ribeiro Marinho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Joseani Adalemar Netto Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.47728

Palavras-chave:

Leitura, Alfabetização, Letramento, Contos, Alice no País das Maravilhas

Resumo

O presente artigo foi dividido em três seções: a primeira discute acerca da importância da leitura na primeira idade como auxílio na aprendizagem da criança; a segunda aborda as diferenças entre as palavras alfabetização e letramento; e, por fim, na terceira e última seção, foi realizada uma análise sobre a obra “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, trazendo à baila uma breve biografia dele. Algumas das referências bibliográficas utilizadas: Bagno (2009); Cagliari (2002); Carroll (2012); Soares (2004); Souza (1995); Vigotski (2001), dentre outros.

Biografia do Autor

Ana Paula Marinho Batista Coelho, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Muriaé

Especialista em Língua Portuguesa, Literatura e Artes pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Muriaé. Graduada em Normal Superior pela Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.

Giselda Maria Dutra Bandoli, Instituto Federal Fluminense

Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Especialista em Literatura Brasileira (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola) e em Língua Portuguesa (Faculdade de Filosofia de Itaperuna). Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola.

José Ignacio Ribeiro Marinho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Letras, Língua Latina e Filologia Românica e Literatura Contemporânea. Graduado em Letras pelo Centro Universitário São José de Itaperuna.

Joseani Adalemar Netto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestra e graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2020-09-17

Como Citar

Marinho Batista Coelho, A. P., Dutra Bandoli, G. M., Ribeiro Marinho, J. I., & Netto, J. A. (2020). Alice no País das Maravilhas e a importância do estudo da literatura inglesa infantil no desenvolvimento do ensino-aprendizagem da criança. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(33), 136–156. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.47728