A obra, o conceito e o homem: Hans Ulrich Gumbrecht e a "produção de presença"

Autores

  • Hans Ulrich Gumbrecht Stanford University
  • Thales Sant'Ana Ferreira Mendes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.46707

Palavras-chave:

Teoria Literária, Hans Ulrich Gumbrecht, Produção de Presença

Resumo

Hans Ulrich “Sepp” Gumbrecht (Wuerzburg, 1948-), Professor Emérito ocupante da cadeira de Literatura de Albert Guérard nos Departamentos de Literatura Comparada e de Francês e Italiano na Stanford University, é também afiliado ao Departamento de Culturas Ibéricas e Latino-Americanas, ao Departamento de Estudos Alemães e ao Programa em Pensamento e Literatura Modernos. Suas pesquisas abordam aspectos de literaturas românicas (sobretudo francesa, italiana e brasileira), mas também alemã, além de focar na tradição filosófica ocidental, especialmente a francesa e alemã dos séculos XIX e XX, e nas experiências cotidianas do século XXI – uma obra, em suma, bastante ampla, que transita entre várias disciplinas das humanidades e tem importante repercussão no meio acadêmico. É professor visitante em instituições como Collège de France, PUC-Rio, Universidade de Lisboa e University of Manchester, detentor de dez doutorados honorários em diversas universidades pelo mundo e de um extenso conjunto teórico.

Seu livro mais famoso no Brasil é Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir (2010), embora conte com outros igualmente admiráveis, como Modernização dos sentidos (1998), Em 1926 – Vivendo no limite do tempo (1999), Elogio da beleza atlética (2006), Nosso amplo presente – o tempo e a cultura contemporânea (2015) e Depois de 1945: latência como origem do presente (2014). Cheio de gentileza e solicitude, o professor Gumbrecht – que passava uma temporada no Brasil em função do curso de inverno “‘Prosa do mundo’: a obra de Diderot como periferia do Iluminismo (e nosso presente como universo de contingência)”, que ministrou na Fundação Casa de Rui Barbosa – nos cedeu uma parte de seu tempo disponível para responder às perguntas.

Biografia do Autor

Hans Ulrich Gumbrecht, Stanford University

Professor emérito da Stanford University.

Thales Sant'Ana Ferreira Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Literatura Brasileira.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Gumbrecht, H. U., & Mendes, T. S. F. (2019). A obra, o conceito e o homem: Hans Ulrich Gumbrecht e a "produção de presença". Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(30), 2–16. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.46707