Um lugar chamado Macondo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.46221

Palavras-chave:

Cem Anos de Solidão, Macondo, Casa dos Buendía, Fenomenologia.

Resumo

O texto deste artigo compõe dissertação de mestrado do programa de pós graduação em estudo de cultura e território pela universidade federal do Tocantins (PPGCULT- UFT) em produção. Buscamos fazer uma analise na perspectiva fenomenológica de alguns elementos presentes na obra Cem Anos de Solidão do escritor colombiano Gabriel García Márquez. No artigo aqui apresentado a nossa intenção será analisar Macondo (que é a aldeia, posteriormente cidade, criada pelo escritor colombiano) como lugar-literário-simbólico. Daremos destaque para a casa dos Buendía e a sua importância no romance, como a mesma, também, se constitui lugar. Nos apoiando em Dardel, Tuan, Bachelard, Marandola Jr teceremos nossa interpretação de alguns aspectos ligados a constituição do lugar presentes no romance em estudo.

Biografia do Autor

Ghiovana da Rosa Machado Cruz, Universidade Federal do Tocantins

Ghiovana da Rosa Machado Cruz, bacharel em história pela Universidade Federal do Tocantins- UFT. Mestrapelo Programa de Pós- Graduação em Estudo de Cultura e Território (PPGCULT), também, da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Pesquisa na área de literatura e fenomenologia, tendo como título da dissertação em curso: LITERATURA, CULTURA E REPRESENTAÇÃO: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA DE CEM ANOS DE SOLIDÃO DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

Cruz, G. da R. M. (2020). Um lugar chamado Macondo. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(32), 212–230. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.46221