Uso de música para o ensino de inglês como língua estrangeira em um ambiente baseado em corpus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.45569

Palavras-chave:

Linguística de Corpus, Ensino de Língua Inglesa como Língua Estrangeira, Música, Análise Multidimensional

Resumo

Poucos trabalhos lançam mão de banco de dados musicais baseados em corpora para o desenvolvimento de atividades que corroboram o ensino-aprendizagem de uma segunda língua. O objetivo desse artigo é preencher essa lacuna por meio de um corpus composto de aproximadamente 150 mil palavras, de 585 letras de música dos artistas Beatles, Bon Jovi e Maroon 5 e Bruno Mars. As análises e as investigações para a criação dos exercícios usam dimensões de variação, colocações, coligações, palavras-chave, entre outros aspectos abordados pela Linguística de Corpus. Entrevistas foram realizadas com os alunos para descobrir a percepção que eles tinham das aulas.

Biografia do Autor

Maria Claudia Nunes Delfino, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP Faculdade de Tecnologia de Praia Grande - Fatec-PG

Maria Claudia Nunes Delfino é doutoranda do Programa de Pós Graduação de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também fez seu mestrado, ambos sob orientação do prof. Dr. Tony Berber Sardinha, com o foco em Linguística de Corpus e Ensino de Língua. Ela possui uma especialização em Linguística e Ensino de Línguas pele Centro Universitário Uniseb e é professora na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-PG). Seus principais interesses acadêmicos incidem na aplicação da Linguística de Corpus no ensino e aprendizagem de língua estrangeira e o esudo da variação funcional e lexical da língua em diferentes registros através da análise multidimensional. Ultimamennte, ela também tem se voltado para o estudo de lexical bundles.

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Publicado

2020-05-07

Como Citar

Delfino, M. C. N. (2020). Uso de música para o ensino de inglês como língua estrangeira em um ambiente baseado em corpus. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(31), 250–289. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.45569