O contexto como agente contribuidor para a significação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44706

Palavras-chave:

componente contextual, verbos, polissemia, ensino e aprendizagem

Resumo

Este artigo está âmbito da Lexicologia e da Semântica, tendo como objeto de estudo a categoria verbo da língua portuguesa. A finalidade deste trabalho é demonstrar o papel do contexto como agente contribuidor para a significação dos verbos que apresentam mais de um significado. Conceitos da Gramática Discursivo Funcional (GDF) e dados coletados de jornais revistas auxiliaram na confirmação da atuação do contexto para se depreender os significados. Os conceitos de componente conceitual e de componente contextual são destacados por sua inter-relação com o componente gramatical, no âmbito da GDF, seguindo uma organização hierárquica, a top down. O estudo é de natureza qualitativa e o método descritivo foi adotado para que os fatos de língua fossem coletados, analisados e registrados. Considerou-se também os atributos do verbo, com ênfase em sua tipologia semântica e sintática. Assim, apresenta-se uma colaboração para o ensino e a aprendizagem dos verbos.

Biografia do Autor

Flávia de Oliveira Maia-Pires, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília - PPGL/UnB. Mestre pela Universidade de Brasília. É Professora do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas - LIP- da Universidade de Brasília e pesquisadora do Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro LexTerm) da UnB. Atua na linha de pesquisa: Linguagem: Teoria e Descrição, Léxico e Terminologia, desenvolvendo projetos de glossários e de dicionários para a aprendizagem da língua portuguesa. Foi Coordenadora do Curso de Letras - Português do Brasil como Segunda Língua ? UnB, curso em que também se formou. Possui experiência no ensino de língua portuguesa como L2 e LE e em banca de avaliações de exame de proficiência da língua portuguesa para estrangeiro do programa de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Atualmente faz Pós-doutorado na Università di Pisa - Itália.

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Maia-Pires, F. de O. (2020). O contexto como agente contribuidor para a significação. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(31), 68–86. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44706