Tessituras de si: transfigurações do corpo feminino e crítica feminista em Marina Colasanti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.44466

Palavras-chave:

Mulher, transfiguração do corpo, Marina Colasanti.

Resumo

Neste trabalho analisam-se os contos “Além do bastidor” e “Fio a fio”, presentes no livro Uma ideia toda azul (1979), de Marina Colasanti. A contística da autora, em constante diálogo com a mitologia, é elaborada na confluência entre o imaginário coletivo e a subjetividade, percebida no comportamento das personagens frente às vicissitudes das diegeses. Entre as temáticas abordadas por Colasanti estão as correlações entre mulheres, sejam elas harmoniosas ou conflituosas. Essas relações são evidenciadas, nos dois contos sobre os quais se debruça neste trabalho, por meio das formas de amadurecimento sofridas pelas personagens ao longo das narrativas. Parte-se, neste artigo, especificamente da análise das metáforas do ato de tecer, que se imbricam ao amadurecimento das mulheres representadas e à transfiguração de seus corpos. 

Biografia do Autor

Maisa Barbosa da Silva Cordeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Professora do curso de Letras do Centro Universitário da Grande Dourados. Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados. Graduada em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

2020-09-17

Como Citar

Cordeiro, M. B. da S. (2020). Tessituras de si: transfigurações do corpo feminino e crítica feminista em Marina Colasanti. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(33), 94–107. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.44466