Apresentação

Autores

  • Editores Palimpsesto Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.43978

Resumo

Por um tempo, a literatura infanto-juvenil foi vista como um gênero menor dentro da produção literária, o que se deveu provavelmente ao fato de o seu público-alvo em potencial – a criança / o adolescente – ser tomado como um leitor menos crítico. Todavia, a questão nunca foi impedimento para que sempre tivéssemos uma produção literária de qualidade para esse público. Atualmente, o mercado editorial do segmento é abastecido fartamente, além de se comprovar produções de qualidade, o que só confirma o prestígio que tal literatura goza. A prova são os inúmeros estudos que têm se dedicado a investigar a literatura infanto-juvenil sob aspectos variados.

Nesse sentido, o presente Dossiê converge com o movimento em voga, ao abarcar estudos que buscam aproximar a literatura infanto-juvenil e os estudos de linguagem. Assim, foram bem-vindas reflexões que discutiram essa relação sob vieses diversos, sejam linguísticos, semióticos, culturais e/ou pedagógicos, assim como a interconexão com áreas afins.

A produtividade de nosso dossiê foi tamanha que tivemos três entrevistados dessa vez. Renata Junqueira, Ana Maria Machado e Maria Nikolajeva são nomes fundamentais para a área, motivo pelo qual escolhemos as três. As contribuições das autoras estão imperdíveis.

Em 2019, a Revista Palimpsesto completa 20 anos de existência. Teremos novidades interessantes pela frente. Seguimos com o mesmo fôlego de 1999.

Biografia do Autor

Editores Palimpsesto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Editores da revista Palimipsesto

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Palimpsesto, E. (2019). Apresentação. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 1. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.43978