Ensino e pesquisa acerca da leitura e da literatura infantil e juvenil - reflexões com Renata Junqueira

Autores

  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Everaldo Lima de Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)
  • Márcia da Gama Silva Felipe Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Thales Sant'Ana Ferreira Mendes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.43787

Resumo

Renata Junqueira possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) (1990), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2000) e é livre-docente pela mesma instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Atualmente é professora visitante da Universidade do Minho (Portugal) e professora assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação de leitores, literatura infantil, literatura e formação de professores, estratégias de leitura.

Pesquisadora experiente na temática da leitura e da literatura infantil e juvenil, com profícua e sólida pesquisa, possui também vasta interlocução sobre os temas, no Brasil e no exterior. Gentilmente, com o intuito de compartilhar conosco um pouco de suas vivências, reflexões e paixões pela literatura e pelo ensino, a professora Renata Junqueira nos concedeu esta entrevista, via e-mail, com a mesma presteza e disposição que marcam sua trajetória acadêmica.

Biografia do Autor

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) / Campus Presidente Prudente

Everaldo Lima de Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas (FAFIPA) (1996) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2006). Atualmente cursa doutorado em Letras (Língua Portuguesa) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência em áreas da Linguística, da Língua Portuguesa, da Educação e da Literatura Infanto-Juvenil, atuando principalmente nos seguintes eixos: Linguística Textual, Estudos Discursivos e Ensino de Língua Portuguesa. É professor Adjunto II (licenciado) com regime de dedicação exclusiva (DE) do Departamento de Letras, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Márcia da Gama Silva Felipe, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorado em Língua Portuguesa (em curso / UERJ), Mestrado em Língua Portuguesa (UERJ / 2017). Especialização em Língua Portuguesa (Liceu Literário Português / 2006). Graduação e Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa/Literaturas (UERJ / 2002). Professora concursada - Secretaria Estadual de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Atua nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Membro do grupo de pesquisa Semiótica, Leitura e Produção de textos (SELEPROT), da Asociación de Linguística y Filología de América Latina (ALFAL) e da Associação Internacional de Linguística do Português (AILP).

Thales Sant'Ana Ferreira Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciado em Letras Português/Inglês/Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente, é mestrando em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), desenvolvendo pesquisa sobre "Hespérides", do poeta Carvalho Júnior, sob a orientação do Prof. Dr. Roberto Acízelo Q. de Souza.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Souza, R. J. de, Araújo, E. L. de, Felipe, M. da G. S., & Mendes, T. S. F. (2019). Ensino e pesquisa acerca da leitura e da literatura infantil e juvenil - reflexões com Renata Junqueira. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 2–14. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.43787