Literatura e outras artes como formas de composição da memória

Autores

  • Daniel Carlos Santos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.43442

Resumo

No conto de abertura de El canto de la juventud, de Montserrat Roig, homônimo à obra publicada em 1990, desenvolvem-se imagens de distintos tempos da vida da protagonista Zelda. Elas nos permitem refletir sobre a relação existente entre a literatura e outras formas de expressão da arte, decorrentes do modo como o passado se constrói na narrativa. Dessa maneira, buscamos analisar como distintas expressões artísticas convergem para a representação da individualidade da protagonista. Assim sendo, iremos ater-nos à composição da memória realizada no conto, considerando-a um modo de evocação de um tempo atroz, marcado pela violência que caracterizou o futuro da juventude espanhola da primeira metade do século XX.

Biografia do Autor

Daniel Carlos Santos da Silva

Licenciado e Bacharel em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestre pela Universidade de São Paulo (USP), na área de literatura espanhola contemporânea. Atualmente é professor no Instituto Federal do Paraná - Campus Goioerê - , atuando no ensino de língua espanhola e língua portuguesa.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Silva, D. C. S. da. (2019). Literatura e outras artes como formas de composição da memória. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 473–489. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.43442