O romance moderno e os deslocamentos da voz narradora: oralidade e interseções culturais

Autores

  • Candice Firmino de Azevedo "Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte" "Universidade Federal de Pernambuco"

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.43104

Palavras-chave:

Narrador, romance moderno, oralidade, discurso, espaço de experimentação

Resumo

O gênero romance, desde seu surgimento e consolidação em meados do século XVIII, ocupa um espaço de experimentação que o permite questionar regras de produção consideradas tradicionais, assumindo um papel de destaque na construção de uma literatura que reflete os movimentos discursivos dos tempos. Os deslocamentos culturais, as interseções com elementos diversos da cultura escrita e a mobilidade das relações sociais na modernidade são refletidos na linguagem romanesca e refratados como discurso de um gênero considerado rebelde quanto aos seus próprios limites. Como elemento moderador das vozes presentes no discurso romanesco, percebemos o narrador e sua habilidade em estabelecer um diálogo com o espaço ficcional e os elementos que compõem a teia da narrativa. Atravessados pelos estudos pós-coloniais, da filosofia da linguagem, da estética e da sociologia, propomos aqui uma discussão acerca do narrador como elemento discursivo na construção do romance na modernidade.

Biografia do Autor

Candice Firmino de Azevedo, "Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte" "Universidade Federal de Pernambuco"

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (2005) e mestrado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de literatura brasileira, arquétipo, representação social, análise de obra literária contemporânea, performance vocal e ética, moral, narrativa, representatividade e discurso. Está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Letras da UFPE, no curso de Doutoramento em Teoria da Literatura, linha de pesquisa: Literatura e Estudos Culturais/Pós-coloniais.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Azevedo, C. F. de. (2019). O romance moderno e os deslocamentos da voz narradora: oralidade e interseções culturais. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(30), 132–146. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.43104