Entre o real e o imaginário: a ficção literária como apreensão do mundo

Autores

  • Rui Uchoa Dornelas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.43095

Palavras-chave:

Ficção, Literatura, Representação Literária,

Resumo

Uma das questões mais antigas e constantes na história da literatura diz respeito às relações que a arte literária é capaz de manter com a realidade objetiva. Nesse contexto, a tentativa de melhor definir a influência dessas relações no âmbito tanto da produção literária, quanto de sua recepção crítica se depara com a necessidade de revisar os mecanismos pelos quais, do imaginário ao texto literário, o mundo real é capaz de se tornar um mundo ficcional. E é nesse intuito, portanto, que se delineia aqui um percurso de feição teórica, baseado na reflexão autores como Lukács, Sartre, Candido, e Iser.

Biografia do Autor

Rui Uchoa Dornelas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e mestrado em /Teoria da Literatura (2017), obtido junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição (PPGL-UFPE). Tem experiência nos estudos relacionados à mímesis, à ficção literária, bem como às relações estabelecidas entre as formas literárias e a realidade em acepção abrangente.

Downloads

Publicado

2020-09-17

Como Citar

Dornelas, R. U. (2020). Entre o real e o imaginário: a ficção literária como apreensão do mundo. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(33), 108–121. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.43095