O aluno experimental de poesia: um estudo sobre os diálogos presentes entre Grupo escolar de Cacaso e Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade de Oswald de Andrade

Autores

  • Maria Fernanda dos Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Maria Salete Borba Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.43057

Palavras-chave:

Poesia experimental, Cacaso, Oswald de Andrade, Poesia Marginal

Resumo

Oswald de Andrade em seu livro Primeiro Caderno do Aluno de Poesia Oswald de Andrade, lançado pela primeira vez em 1927 e reeditado, em versão fac-símile, no ano de 2018, inova por sua estética experimental, em que se projeta um eu-lírico aprendiz, ou nos termos de Raúl Antelo (2006) em “Quadro e Caderno”, menino experimental. A partir da leitura do Primeiro Caderno... de Oswald de Andrade, nota-se que Cacaso faz uma releitura desse aluno experimental em sua obra poética, e esse diálogo torna-se perceptível principalmente no livro Grupo Escolar, presente na antologia LERO-LERO (2002), no qual o poeta atualiza-o posto que o insere no cenário da ditadura militar, em que a sensibilidade fora comedida e, portanto, é necessário a anarquia desse aluno experimental, que provoca o artista, por meio da sensibilidade, a ver com os olhos livres os acontecimentos cotidianos que circunscrevem sua realidade cultural, e assim, valorizá-los poeticamente.

Biografia do Autor

Maria Fernanda dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

email: maria.fer.s@live.com

Endereço currículo Lattes: 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4869088T6


Maria Salete Borba, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Professora Doutora de Literatura na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

email: nena.borba@gmail.com 

endereço currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745334U1

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

dos Santos, M. F., & Borba, M. S. (2020). O aluno experimental de poesia: um estudo sobre os diálogos presentes entre Grupo escolar de Cacaso e Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade de Oswald de Andrade. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(32), 297–315. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.43057