Sentidos alegóricos da dialética sujeito-objeto na modernidade: o duplo em “A Caverna”, de Saramago

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.42978

Palavras-chave:

Literatura portuguesa, subjetividade e alteridade, sujeito na modernidade,

Resumo

O presente artigo apresenta uma interpretação da obra “A Caverna”, do autor português José Saramago, baseada no seu caráter alegórico e na sua possível ilustração do movimento histórico de constituição da subjetividade no âmbito da modernidade. Para isso, nos valemos das reflexões de Bakhtin acerca da formação da subjetividade a partir da relação dialética eu e outro, relação que aborda o fundo temático literário: o duplo, antes explorado em diversos exemplares da literatura ocidental. Valemo-nos também do conceito de alegoria em Benjamin, que postula, a partir da unidade entre forma e conteúdo da obra literária, uma interação entre a figura particular e seu possível sentido geral e representativo. A partir dessas e outras ferramentas críticas e teóricas, interpretamos o destino de Cipriano Algor, protagonista de “A Caverna”, como ilustrativo do modo como o sujeito moderno é silenciado e marginalizado no interior da dinâmica capitalista a partir da dialética sujeito-objeto.

Biografia do Autor

Mariana Vieira Cardoso, Universidade do Estado do Amazonas

Mariana Vieira Cardoso

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas. Foi bolsista de Iniciação Científica, durante 2015-2016, período em que desenvolveu a pesquisa "O realismo maravilhoso em Cien Años de Soledad", em 2016-2017 como voluntária em pesquisa sobre "O heterodiscurso em A cidade ausente, de Ricardo Píglia" e, em 2017-1018 em projeto acerca da presença de "O eu e o outro: um estudo da poesia de Borges a partir da teoria enunciativa bakhtiniana", pesquisas orientadas pela professora Dra. Juciane Cavalheiro. Durante os anos de graduação foi monitora em Estudos Temáticos de Literatura Portuguesa I, II e III. Neste mesmo período foi bolsista da Capes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente, como mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes (PPGLA-UEA), é membro do grupo de pesquisa Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na Contemporaneidade - SDiscon, no qual desenvolve pesquisa acerca do "Léxico de mulheres vítimas de violência na cidade de Manaus". Tem interesse em estudos acerca da construção da identidade e cultura latino-americana a partir de estudos em Literatura ibero-americana e Literatura pan-amazônica, sobretudo a partir de 1960.

Daniel Nunes Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Possui bacharelado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes na Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA-UEA) e bolsista pela Capes, por onde atua na linha de pesquisa "teorias, críticas e processos de criação" com pesquisa acerca de "Borges e a forma literária reflexiva: limites da representação". Tem interesse em estudos referentes a constituição do sujeito a partir de reflexões filosóficas contemporêneas e suas influências na teoria literária e no fazer poético. Atua, ainda, como professor de língua portuguesa na empresa "Escola 24 horas: Rio de Janeiro".

Downloads

Publicado

2020-09-17

Como Citar

Vieira Cardoso, M., & Nunes Santos, D. (2020). Sentidos alegóricos da dialética sujeito-objeto na modernidade: o duplo em “A Caverna”, de Saramago. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(33), 187–201. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.42978