Imagens de si: mulheres feministas no contexto contemporâneo midiático

Autores

  • Nayara Iris Silva e Souza Universidade Federal de Ouro Preto
  • Paulo Henrique Aguiar Mendes Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42946

Palavras-chave:

Ethos Discursivo, Facebook, Feminismo.

Resumo

Os grupos minoritários se encontram, no decorrer da história, em desvantagem nas diversas facetas da vida social, visto que vivemos em uma sociedade patriarcal onde imperam ideais de masculinidade e feminilidade. Nesse contexto, buscamos compreender como mulheres feministas e militantes constroem espaços de resistência na plataforma on-line Facebook. Em especial, buscamos identificar e analisar as estratégias discursivas que são utilizadas pelas mulheres na busca de igualdade de gênero na sociedade. Esta pesquisa analisa 02 perfis individuais de figuras públicas do Facebook, Djamila Ribeiro e Márcia Tiburi. Por meio da Análise do Discurso, procuramos compreender como essa plataforma de propagação do discurso, auxilia na construção da imagem da mulher contemporânea. É possível dizer, de modo a sintetizar que, as mulheres desempenham papel de ativas, desconstruindo o padrão hegemônico de mulher passiva.

Biografia do Autor

Nayara Iris Silva e Souza, Universidade Federal de Ouro Preto

Formada em Letras, Português e Inglês, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente mestranda em Letras- Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atua na área dos estudos linguísticos, com foco na Análise do Discurso.

Paulo Henrique Aguiar Mendes, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Possui graduação em Letras, Licenciatura em Português, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e pós-doutorado pela Université Paris XIII. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica, Pragmática e Análise do Discurso.

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Souza, N. I. S. e, & Mendes, P. H. A. (2020). Imagens de si: mulheres feministas no contexto contemporâneo midiático. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(31), 45–67. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42946