A literatura que se ensina no 2º Ciclo do Básico Português – Desajustamentos e reduplicações

Autores

  • Pedro Balaus Custódio Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Coimbra __________________________________ Investigador integrado do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. https://orcid.org/0000-0003-2140-7304

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42923

Palavras-chave:

Educação literária, texto literário, didática do texto literário, Educação Básica.

Resumo

Resumo

De acordo com o atual programa e metas curriculares de Português para o 2º ciclo do ensino básico, alguns dos objetivos nucleares passam por desenvolver nos alunos a capacidade de leitura de textos de diferentes temas e géneros. Estes enunciados devem ser de expressão não literária, mas também literária. São sobretudo estes que permitirão aos jovens inaugurar um conhecimento fundamentado e sólido da literatura, bem como possibilitar a construção de conhecimentos de e sobre o fenómeno literário, o desenvolvimento do gosto de ler e, ainda, a valorização da literatura enquanto património. Por entre esses múltiplos objetivos, destaca-se ainda o da apreciação crítica e da dimensão estética dos textos, quer portugueses, quer estrangeiros.

Para cumprir esses objetivos no domínio da educação literária, as autoras propõem uma lista de oito obras e de textos para leitura anual. Estes títulos deverão ser posteriormente complementados com as sugestões contidas no Plano Nacional de Leitura.

Assim, em primeiro lugar, pretendemos pôr em evidência algumas práticas resultantes da aplicação deste programa de Português, desde 2015 até ao presente, e compreender de que modo é que estas orientações se traduzem na variedade das leituras realizadas pelos alunos, e não na sua reduplicação. Em segundo lugar, avaliar até que ponto é que essas escolhas são realizadas de acordo com a faixa etária e maturidade leitora dos destinatários, os seus horizontes de expetativa e gostos pessoais e se, na esfera do texto literário, estão isentas de reiterações ao longo do percurso escolar.

 

 

Abstract

According to the current program and curricular goals of Portuguese for the 2nd cycle of primary education, some of the core objectives are to develop in students the ability to read texts of different themes and genres. These include non-literary, but also literary examples. It is all these that will allow young people to acquire a grounded and solid knowledge of literature, as well as enabling the construction of knowledge about the literary phenomenon, the development of the taste for reading and the appreciation of literature as a heritage. Among these multiple objectives, it is also worth mentioning that of the the critical appraisal and aesthetic dimension of the texts, both Portuguese and foreign.

For this reason, the field of literary education proposes a list of eight works and texts for annual reading. These titles, in a small number, should be complemented with the suggestions contained in the National Reading Plan.

Firstly, our aim is to highlight some of the practices resulting from the application of this Portuguese program from 2015 to the present, and to understand how these guidelines translate into the variety of reading exercises carried out by students, and not its reduplication. Secondly, to assess the extent to which the text choices are made according to the students’ age group and readership maturity, their expectations and personal tastes, and whether or not these choices are exempt from repetitions throughout the course of their school lives, in the literary text sphere.

 

Keywords: Literary education; literary text; didactic of the literary text, Primary Education.

Biografia do Autor

Pedro Balaus Custódio, Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Coimbra __________________________________ Investigador integrado do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1987); especializado em Ensino do Português pela mesma faculdade (1989) e Mestre em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1992).

Em 2004 doutorou-se em Didática da Literatura na Universidade de Coimbra.

É investigador integrado do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.          

É Professor Coordenador da Escola Superior de Educação de Coimbra, onde leciona Didática da Leitura e Escrita, seminários de formação de professores, nas áreas da leitura, escrita e Didática do Português.

É, ainda, Diretor do Programa de Formação FEP – Formação e Ensino do Português.

É atualmente o Presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra e Coordenador do Gabinete de Relações Internacionais.

Ao longo dos últimos anos tem sido revisor científico de Português para o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico em várias editoras portuguesas.

Tem pertencido a diferentes comissões científicas de eventos nacionais e internacionais no âmbito do ensino do Português, e tem sido professor convidado de várias universidades europeias.

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Publicado

2019-11-25

Como Citar

Custódio, P. B. (2019). A literatura que se ensina no 2º Ciclo do Básico Português – Desajustamentos e reduplicações. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(30), 213–235. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42923