Fake news como desafio para a cultura

Autores

  • Ivan Alexander Hegenberg Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42778

Palavras-chave:

Literatura, Política, Pós-modernismo, Michiko Kakutani

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre possíveis respostas de escritores, críticos e pesquisadores de literatura à disseminação em larga escala das notícias falsas, fenômeno que vem desestabilizando a democracia e levando a sociedade para posições de extrema-direita, de forma especialmente sensível no Brasil e nos Estados Unidos, mas com potencial de avanço em praticamente todo o planeta. Um ponto de partida é o livro de Michiko Kakutani, “A Morte da Verdade”, que examina bastidores da indústria de fake news com dados relevantes e uma análise instigante a respeito do atual ambiente cultural. Abre-se caminho para ponderações sobre aspectos de nosso ambiente cultural que possam ter tornado multidões inteiras suscetíveis a rejeitar os últimos vestígios do que nos parecia ser até pouco tempo atrás a noção de uma realidade compartilhada.

Biografia do Autor

Ivan Alexander Hegenberg, Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo

Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, autor de "Clarice Lispector e as Fronteiras da Linguagem" (Ed. Benjamin, 2018); "A Lâmina que Fere Chronos" (Prumo, 2013); "Puro Enquanto" (E Editorial, 2009), entre outros.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Hegenberg, I. A. (2019). Fake news como desafio para a cultura. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(30), 100–113. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42778