Antropologia Literária e Teoria da Sedução Generalizada: emancipação pela leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42515

Palavras-chave:

Literatura, Psicanálise, Leitura.

Resumo

Este trabalho articula os conceitos de emancipação, da Antropologia Literária, proposta por Iser; e o de tradução, da Teoria da Sedução Generalizada, de Laplanche, com o objetivo de compreender de que forma a leitura literária pode auxiliar na emancipação do leitor real. A articulação teórica aqui proposta conclui que a leitura e, consequentemente, a experiência estética, também concorrem para a autotradução do indivíduo, processo em que, na perspectiva laplancheana, podem evidenciar-se conteúdos inconscientes e pré-conscientes, de caráter enigmático, que aguardam por significação. Essa experiência impelirá a novas leituras, a novas traduções artísticas, favorecendo de novo, na melhor das hipóteses, a reentrada do leitor nos processos emancipatórios em que a experiência estética ajude a traduzir completamente, ou seja, permita completar-se o ciclo pelo qual o sujeito não só se desestabiliza, mas também se reequilibra cognitiva, afetiva e esteticamente.

Biografia do Autor

Larissa Brito dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Letras na área de Literatura, Teoria e Crítica pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (2019). Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (2013 - 2018). Bolsista CAPES. 

Fernando Cézar Bezerra de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Formado pela Universidade Federal da Paraíba, é graduado em Psicologia, Filosofia e Letras. Especialista em Teoria Psicanalítica, Mestre e Doutor em Educação, foi bolsista CAPES em Doutorado Sanduíche realizado na Université de Paris X - Nanterre. É professor do Departamento de Fundamentação da Educação, dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE-Centro de Educação) e em Direitos Humanos (PPGDH-Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes) da UFPB. Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: competência inter-relacional na gestão de conflitos e na prevenção à violência na escola, interlocuções da psicanálise com a educação. Pesquisador do Grupo Teoria e História dos Direitos Humanos e da Democracia (UFPB/CNPq).

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Santos, L. B. dos, & Andrade, F. C. B. de. (2019). Antropologia Literária e Teoria da Sedução Generalizada: emancipação pela leitura. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(30), 236–253. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42515