A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA COLETA DE DADOS E NA ESTIMULAÇÃO DE FALA INICIAL

Autores

  • Maria de Fátima de Almeida Baia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40404

Palavras-chave:

desenvolvimento da linguagem, literatura infantil, coleta de dados.

Resumo

Neste estudo, apresentamos uma reflexão a respeito e relato do uso de literatura infantil na coleta de dados de desenvolvimento linguístico de crianças com desenvolvimento típico. Após apresentar a literatura sobre desenvolvimento da linguagem e sobre a literatura infantil, discutimos os métodos de coleta de dados infantis. Como leitor poderá ver, em geral, temos na literatura linguística regras de formato de transcrição, sem fazer menção às ferramentas utilizadas para a estimulação de fala da criança. Por essa razão e com intuito de mostrar a importância do uso desse tipo de literatura, apresentamos exemplos de sessões de coleta e estimulação de fala de crianças de dois a três anos do GEDEF, que ocorreram por meio da leitura e contação de estórias pelas crianças. No relato, descrevemos os aspectos linguísticos que foram trabalhados por meio de diferentes obras infantis.

Biografia do Autor

Maria de Fátima de Almeida Baia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Docente na UESB no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e Programa de pós-graduação em Linguística, anteriormente professora substituta na UNESP de Assis (2012-2013). É doutora (2013), mestre (2008) e bacharel (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio sanduíche na University of York (Reino Unido). No momento, faz especialização em Musicoterapia na FAC de Salvador. Atua principalmente nas seguintes áreas: fonologia, morfofonologia, desenvolvimento de língua materna, desenvolvimento de língua estrangeira, Musicoterapia, música para estimulação de fala (a)típica e psicolinguística, português como língua estrangeira (PLE) e estudos de Armênio. Coordena o GEDEF (Grupo de Estudos de Desenvolvimento Fonológico) na UESB e desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas, não gêmeas e bilíngues (adultos e crianças).

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Baia, M. de F. de A. (2019). A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA COLETA DE DADOS E NA ESTIMULAÇÃO DE FALA INICIAL. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 38–61. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40404